Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Inspiração...

por Ni, em 14.08.07

pumpkin.jpg


Ser amigo,


Não é só quando se precisa,


 Os amigos,


 Os verdadeiros amigos,


Estão sempre lá,


 Nos momentos de glória,


 Nos momentos de desprezo,


 Nos momentos de alegria,


 Nos momentos de tristeza,


 e…


Na eternidade,


Estarão sempre no nosso pensamento…


 </a>


Olá!!!


Hoje, estou um bocadinho inspirada... E saiu-me esse poema. Gostaram?? É totalmente by Ni  !!! Não o escrevi para ninguém nem por alguma razão, apenas porque a minha inspiração estava a saltar e tinha que deitá-la cá para fora senão o meu poema ficava perdido no tempo... E agora:


 Como a Ana Isabel fez um comentário muito interessante ( Obrigada, Ana Isabel !) Eu resolvi saber mais sobre o que há no lado esquerdo do cérebro…


 O Canhotismo


 O cérebro é composto por dois hemisférios, o direito e o esquerdo, unidos por vários feixes de fibras de comunicação. Devido a peculiaridades anatómicas, o hemisfério direito comanda o lado esquerdo do corpo e o hemisfério esquerdo comanda o lado direito do corpo. Marc Dax, em 1836, foi um médico que considerou que os hemisférios cerebrais teriam funções diferentes. Pierre Broca descobriu que o centro motor de comando da linguagem falado se encontrava somente no hemisfério esquerdo. Daí, muitos cientistas relacionarem o hemisfério esquerdo ao raciocínio lógico e à linguagem, sendo o dominante. O hemisfério direito é considerado secundário ou subordinado. A década de 90 foi denominada a “década do cérebro” pelo grande estímulo de investigações científicas então desenvolvidas. Graças às pesquisas do Dr. Roger Sperry, o hemisfério esquerdo alia-se à linguagem, ao raciocínio lógico, a determinados tipos de memória, ao cálculo e à análise e o hemisfério direito, por sua vez, alia-se à intuição, ao sentimento, à imaginação e à síntese. O lado esquerdo do cérebro é racional, crítico, lógico, linear, objectivo. O lado direito é criativo, imaginativo, não linear, subjectivo, espacial. No tempo dos homens das cavernas, sabe-se que a grande maioria era destra, já que desenhavam aos mãos esquerdas. Segundo Springer e Deutsch, quando os pais são ambos destros, tendem a gerar 2% de filhos canhotos; quando os pais são destros e canhotos, 17% dos filhos são canhotos; quando os pais são canhotos, a probabilidade dos filhos serem canhotos é de 46%. Os canhotos a escreverem, se colocam a mão numa posição invertida, com o polegar voltado para baixo, a função da fala está no hemisfério do lado da mão que escreve. Se escrevem numa posição normal, utilizam os dois hemisférios para actividades de linguagem, têm maior agilidade mental e são mais criativos. No final do séc. XX, surgiu um movimento denominado de “Auto-Ajuda” ou “New Age”, cujo objectivo era desenvolver o lado intuitivo e criativo das pessoas. Surgiram vários cursos de artes plásticas, música, bem como, livros com exercícios de visualização e relaxamento e aparelhos diversos criados para esse fim. Leonardo Da Vinci, Michel Angelo, Albert Einstein, Pablo Picasso e Santo Agostinho são alguns dos canhotos famosos, que provam que ser canhoto não constitui impedimento para que uma personalidade brilhante se manifeste.


In Espigueiro- Central de Informações Regionais


E para além disto ainda fiquei a saber que :


  O tamanho do cérebro não tem nada a ver com a inteligência ( por isso parem de dize que as loiras e outras pessoas têm o cérebro do tamanho de uma ervilha...)


  Os homens podem ter o cérebro maior que as mulheres, mas isso não interfere com a inteligência , só o têm graças à sua estatura...( se uma mulher tiver a mesma altura e peso que um homem o cérebro terá o mesmo volume!!! )


  O cérebro de Einstein tinha - 10% de volume do que os homens da sua idade. ( E no entanto, foi um génio!!!!)


Beijinhos**************************


                                                  


  


 


 


 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 05:50



5 comentários

De Joana a 16.08.2007 às 18:52

O teu blog tambem esta lindiximo muito melhor que o meu olha... tbm vou pegar teu link e adorava conhecerte...

Falariamos melhor no msn pode ser:

Adiciona nini.124@hotmail.com

P.S- adorei conhecer a tua historia

De aflores a 15.08.2007 às 19:16

Os amigos são isso tudo e muito mais;)

Gostei da relação inteligência/tamanho do cérebro :):)

Continuação de boas férias.

De desiludiida a 15.08.2007 às 00:41

eu concordo com a ana isabel!
mas acredita k os professores tambem m dixem isso
e minha antiga sectora de moral tava me sempe a chatear com isso!.. é incrivel.. nao sei kal é o mal de ser canhoto! a muitos anos, antes do 25 de abril muitas professoras obrigavam os alunos canhotos a escrever kom a mao direita! acham isto bem? eu nao acho! ser canhoto é uma coisa normal!
beijinhos

De Ana Isabel a 14.08.2007 às 21:04

Fiquei muito satisfeita por ter despertado em ti a curiosidade a ponto de ires ver as caracteristicas do cerebro. Espero que tenhas percebido que nao tem nada a ver com azar. Em relacao ao comentario da "desiludida" acho que as pessoas que te dizem isso nao devem ter nocao da realidade. No meu ponto de vista, as pessoas canhotas tem uma mais valia em relacao as outras. Normalmente elas conseguem escrever com a mao esquerda (normal) e escrevem melhor com a mao direita do que os dextros com a esquerda. Por isso, so tem a ganhar. Beijinhos.

De desiludida a 14.08.2007 às 20:52

ola linda!!
adoei o post ;D
ate porke eu sou canhota!
e a pessoas k kuando me vem a escrever começam a dixer:
ai k impressao k fazes kuando escreves! (detesto kuando dixem isso.. ) Lol

beijinhu linda

Comentar post




Mais sobre mim

foto do autor